Desde os primórdios da indústria do entretenimento eletrônico, vários acessórios foram lançados para alterar e (quase sempre) melhorar o modo como nós jogamos video game. Tudo começou quando os fabricantes decidiram transformar os controladores, que antes ficam acoplados ao hardware principal, em periféricos que podiam ser vendidos separadamente, como é o caso dos primeiros joysticks do Atari.
Com isso, não demorou até que os fabricantes começassem a utilizar as portas de interface dos computadores pessoais para acoplar controles dedicados à interação com games, dando origem aos mais variados tipos de periféricos que transformavam os PCs em máquinas de entretenimento mais versáteis.
O Baixaki/Tecmundo preparou essa matéria mostrando alguns dos periféricos mais estranhos e bizarros já produzidos para incrementar a experiência na indústria do entretenimento eletrônico. Confira!
Luva Peregrine

Um dos argumentos mais usados por aqueles que preferem o PC como plataforma de jogos é quantidade de comandos que a combinação entre o teclado e o mouse pode oferecer. A Peregrine Glove pode aumentar ainda mais essa vantagem, permitindo que o jogador use toques entre os dedos para acionar os comandos de atalho.
Toshiba Full Face Helmet

Devido às tecnologias experimentais diferentes que ele usava, o capacete da Toshiba nunca chegou a sair dos laboratórios. Ainda assim, a experiência de jogar um FPS podendo usar os movimentos da cabeça para olhar pelos arredores poderia ser interessante, desde que o usuário tivesse um bom preparo físico para suportar os quase 3 quilos que o capacete pesa.
OCZ NIA – Jogue usando os pensamentos

Se você é um dos que sempre sonharam com o dia em que os games poderão ser jogados usando a mente como controle, saiba que isso está próximo da realidade. Lançado em 2009, o NIA, da OCZ, é um periférico que pode detectar sua atividade cerebral e usá-la como parâmetro para executar comandos no computador.
Mas não pense que você já pode cruzar os braços fazer alguns frags apenas olhando para a tela. O periférico é preciso e sensível o suficiente apenas para substituir os comandos que você faria com uma das mãos em um jogo de tiro, seja movendo o ponteiro da mira ou no lugar dos botões que fazem o personagem andar.
Antes de começar a usar efetivamente, é necessário que o usuário calibre o acessório com o software especial, já que o padrão de atividade cerebral muda de pessoa para pessoa. Usuários que já testaram o NIA afirmam que o tempo de aprendizado para dominar o periférico é o mesmo que você levou para aprender a usar o teclado sem olhar.
Tactical Gaming Vest

O Tactical Gaming Vest é um colete para ser usado em conjunto com jogos de tiro em primeira e terceira pessoa. Ainda é apenas um protótipo de pesquisas desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia, mas já fez muito fãs na comunidade gamer.
Sua função é retransmitir os impactos dos tiros sofridos pelo personagem na tela para o tronco do jogador, em forma de vibrações precisas em várias partes do tórax, tornando a imersão no game muito mais profunda.
Além disso, o colete também poderia ser usado como acessório de treinamento militar ou até para adicionar mais uma dimensão nos cinemas, repassando para o espectador os impactos sofridos pelo personagem principal. Existem outros coletes similares no mercado, mas esse usa solenoides como atuadores em vez de tubos pneumáticos, o que aumenta a precisão e dispensa o uso de um tubo de oxigênio acoplado ao colete.
Razer Hydra

Este acessório da conceituada Razer pode ser chamado de a versão “deluxe” para PC do controle do Wii. Assim como o Wii-mote Wii Remote, ele é capaz de capturar os movimentos que o usuário faz com os bastões e reproduzi-los no PC, mas com a diferença de usar sensores magnéticos, aumentando muito a precisão.
Ele também pode capturar alterações no espaço em frente à tela, assim como faz o controle do PlayStation Move. Vários jogos já são oficialmente compatíveis com acessório, como “Left 4 Dead 2” e “League of Legends”. O Razer Hydra está à venda em sua loja oficial por US$ 139,00 em um pacote que acompanha o game “Portal 2”, mas pode ser encontrado em lojas no Brasil com um valor inicial de R$ 550,00.
Zalman FPS Gun

Apesar de não parecer, esse acessório inovador da Zalman é um mouse dedicado para jogos de tiro no PC. O usuário precisa segurá-lo pela haste, como se fosse uma arma invertida, sendo que seus dedos acionam gatilhos em vez de botões no mouse.
A grande jogada do FPS Gun é o posicionamento do sensor: o usuário precisa fazer movimentos angulares para os lados em vez de mover o mouse inteiro. Segundo a Zalman, isso permite um grau de precisão melhor na hora de mirar, já que dispensa os movimentos com o braço todo.
Fonte: Tecmundo

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