domingo, 11 de setembro de 2011

Jogos clássicos - Star wars episode 1 racer - Fernando


Falaae galera aqui é o Fernando e estou postando sobre um jogo que uma série que virou religião, o star wars racer. boa leitura
Se existe uma franquia cinematográfica que pode ser considerada um fenômeno em todos os seguimentos no qual se envolveu, essa sem dúvida alguma é Star Wars, (Guerra nas Estrelas para os mais íntimos). A série de George Lucas que chegou aos cinemas nos anos 70, revolucionou e encantou o mundo com seus bárbaros efeitos especiais em combates alucinantes pelo espaço sideral a dentro, arrastando assim, uma multidão em todos os países no qual foi exibido, arrecadando bilhões de Dólares.
E é claro que uma franquia tão poderosa como esta, logo entraria no mundo dos videogames.  A série Star Wars teve mais de 150 jogos lançados, estando presente em praticamente todos os consoles. O primeiro jogo foi Star Wars: The Empire Strikes Back feito para a plataforma Atari 2600 na década de 80 e de lá pra cá, games da série não pararam de pipocar por aí. Ao todo a série teve seis filmes, mas curiosamente o primeiro na ordem cronológica da história foi o “Episódio I: A ameaça fantasma” lançado em 1999. E foi inspirado em uma das cenas mais marcantes deste episódio que surgiu o jogo “Star Wars Episode I: Racer”.
No filme a história é o seguinte: ao fugirem das Forças da Federação, dois jedis, (Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn) fazem um pouso de emergência como sua nave no planeta Tatooine. Por lá, os dois tentam fazer um acordo com Watto, um alienígena que possuía uma loja de peças que seviriam para concertar a nave danificada. Como o dinheiro da República não tinha valor no planeta, eles então resolvem fazer um aposta em uma corrida de “Pods”, ou seja, essa naves de formato estranho. Ainda na loja, eles conhecem o escravo deWatto, o pequeno Anakin Skywalker. Vendo que o gartoto possuía um grande potencial, eles resolvem apostar no garoto na corrida e no caso de vitória, alem de conseguirem as peças ainda libertariam o Skywalker. E foi justamente o que aconteceu. Depois de uma corrida emocionante, e de ter sido sabotado por varias vezes, Anakin consegue superar os desafios e vence de forma espetacular.

O Jogo

Baseado nesse enredo, Star Wars Episode I: Racer, foi lançado em 1999 para o Nintendo 64 e outras plataformas como o PC e o Dreamcast. O jogo lembra em diversos aspectos o famoso clássico F-Zero que também possui sua versão para o N64. Obviamente, Anakin é o protagonista , mas outros personagensselecionáveis estão disponíveis no game. Mas antes de escolher o personagem, primeiro é necessário que se escolha um dos seguintes modos existentes no jogo.
Tournament: Este é o modo de competição onde você disputará um campeonato em diferentes pistas, cenários e situações. Neste modo, o piloto poderá arrecadar dinheiro e fazer up grades em seu veículo. À medida em que se avança de nível, as corridas que são desbloqueadas também ficam disponíveis em outros modos do jogo.
Free Play: Este modo nada mais é do que um treino, onde você poderá praticar e aperfeiçoar suas habilidades em qualquer uma das corridas que foram desbloqueadas no modo Tournament, porém não poderá fazer up grades e seu veículo.
Time Attack: O modo time attack também serve como treinamento, mas seu principal objetivo é bater recordes e superar os melhores tempos em cada pista. Neste modo você não terá a participação dos concorrentes, sendo assim a pista ficará somente à sua disposição.
Depois de escolhidos, modo e piloto, é hora de entrar em ação. Como na maioria dos jogos de corrida, o objetivo aqui também é superar os adversários em corridas espetaculares e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Ao todo (além de você) serão onze competidores que tentarão de todas as formas impedí-lo de ter sucesso.
A primeira corrida do jogo se passa no planeta Tatooine, ou seja, o mesmo lugar desértico onde a corrida acontece no filme, porém a competição não se limita somente a este cenário e vários outros mundos são explorados durante o jogo. Nessa linha, o jogador passará por muitas situações distintas, como cavernas, desertos, pistas na neve ou gelo, abismos e muitas outras situações, que além de tornarem o jogo mais divertido, ainda ajudam a caracterizá-lo de acordo com os cenários dos filmes da série.
Apesar do formato aerodinâmico incrivelmente estranho das naves, as corridas possuem um alto nível de velocidade, o que exige o máximo de atenção ao jogador principalmente em curvas fechadas e obstáculos, já que em um segundo de distração, você poderá se arrebentar em uma parede de concreto ou uma pedra gigante no meio do caminho. Mesmo os pods racers atingindo extremas velocidades, não é difícil realizar manobras mais complicadas já que os controles do veículo são fáceis de serem manipulado e dão respostas rápidas e precisas aos comandos do jogador, o que torna a jogabilidade um ponto forte . No jogo, ainda é possível soltarturbos (ou nitros), o que pode ajudar muito na hora de fazer uma ultrapassagem ou mesmo na hora de ganhar um pouco mais de vantagem em relação aos adversários, isso é claro, desde que seja feito de forma cuidadosa e em lugares apropriados.
Após as primeiras corridas do jogo, que são relativamente fáceis, o nível de dificuldade aos poucos aumenta , e saltos, obstáculos e curvas fechadas se tornam desafios mais complicados, mas nada que chegue ao extremo,e mesmo que você falhe várias vezes em uma pista, não demorará muito para que pegue o jeito e as manhas de cada trecho dacorrida. Se por outro lado, mesmo depois de inúmeras tentativas, você não conseguir vencer uma determinada corrida, então é hora de fazer um up grade em seu veículo. Ao concluir uma corrida, você receberá um prêmio em dinheiro que servirá para pagar as novas peças que ajudarão a turbinar sua máquina.
Apesar das acirradas corridas, algo que muitos podem sentir falta, são daquelas famosas trapaças presentes no filme onde Sebulba tenta de todas as formas sabotar a nave de Anakin Skywalker. O máximo que acontece no jogo são fechadas e batidas, mas seria muito interessante poder atirar ou jogar objetos nos adversários assim como acontece em muitos games do gênero.
Os efeitos sonoros do jogo tais como os barulhos dos motores, gritos e falas dos personagens, batidas e explosões são perfeitamente caracterizados e dão uma ótima impressão ao game. O que deixa um pouco a desejar é a trilha sonora ausente durante as corridas. Nas primeiras voltas de cada circuito, o que se ouve são apenas os efeitos sonoros produzidos pelos elementos do jogo. Aquela marcante trilha sonora presente durante os combates épicos dos filmes da série só aparece na última volta de cada pista e somente para dar um ar de dramaticidade, e mesmo assim, sem muita qualidade como era de se esperar. Essa ausência deixa o jogo um pouco sem graça neste aspecto podendo ser comparada a uma partida de futebol sem torcida.
Se por um lado a trilha sonora do game deixa um pouco a desejar, o mesmo não se pode dizer dos belos gráficos do jogo. A primeira pista por exemplo, inspirada no filme, foi muito bem desenhada sendo que todo o cenário foi fielmente caracterizado. Outros cenários também não ficam pra trás e se destacam pela riqueza de detalhes. Os veículos, apesar de muito estranhos, também são muito detalhados e efeitos como as chamasprovenientes dos propulsores, foram satisfatoriamente bem feitas. Contudo, para que todos os efeitos gráficos do jogo sejam executados, é necessário a utilização do Expansion Pak, um acessório especial que aumenta o poder gráfico do Nintendo 64. Sem esse acessório, todos os gráficos ficam limitados perdendo assim parte da qualidade.

Minha opinião:
É um jogo fantástico, até hoje eu jogo, para um Nintendo 64 os gráficos são animais, nada mais a declarar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário