sexta-feira, 30 de setembro de 2011

halo solar colore o céu no Centro-Oeste do País


Fênomeno foi visto por moradores de Brasília, na região Centro-Oeste do País. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Fênomeno foi visto por moradores de Brasília, na região Centro-Oeste do País
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nesta sexta-feira, um fenômeno natural conhecido como halo solar, chamou a atenção de moradores da região Centro-Oeste do Brasil e repercutiu entre os internautas nas redes sociais Facebook e Twitter.
"Hoje o céu e o sol de Brasília está com o efeito Halo. Não sabe o que é? Olhe para o sol e veja o milagre da natureza", escreveu (@CrisHalls) no Twitter. (@lorenaborges_) também comentou o fenômeno no microblog "saia do abrigo e vá ver o "efeito halo"... o sol ta liiiiiiiiiiindo!".
De acordo com informações da metereologista Josélia Pegorim, da agência Climatempo, o halo é um fenômeno relativamente comum e pode ocorrer em qualquer lugar ao redor do Sol (halo solar) ou ao redor da lua cheia (halo lunar).
Em qualquer um dos casos, a formação do halo indica que o céu está coberto de nuvens finas, formadas basicamente por diminutos cristais de gelo. São estes cristais que interagem com a luz que vem Sol ou da Lua e geram os círculos concêntricos coloridos, nas mesmas cores do arco-íris.
Ainda segundo a metereologista, em algumas situações especiais pode ocorrer um duplo-halo. Neste caso o observador veria dois arco-íris concêntricos: um mais próximo do Sol ou da Lua, com cores mais fortes. O segundo halo apareceria mais distante e com as cores mais suavizadas.

algumas imagens, acompanhe:

O fenômeno foi visto de várias regiões de Goiânia  Foto: Martinho Junior /vc repórter
São os cristais que interagem com a luz que vem do Sol ou da Lua e geram os círculos concêntricos coloridos, nas mesmas cores do arco-íris    Foto: Giselle de Oliveira/vc repórter

De acordo a metereologista Josélia Pegorim, da agência Climatempo, o halo é um fenômeno relativamente comum   Foto: Andre Renato/vc repórter

Pássaros sobrevoam o céu durante fenômeno natural   Foto: Marcio Couto/vc repórter
fonte: folha




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário